Turismo/Naturismo

João Pessoa Destino Turístico

Temas: Cultural, Sol e Praia.Roteiros: Civilização do Açúcar – Caminhos dos Engenhos – PB , Roteiro Integrado Civilização do Açúcar - Caminhos dos Engenhos - PB/PE/AL , Cariri - Um Tributo a Você – PB , Entre Rios e Mar - Séculos de Cultura – PB
João Pessoa na Paraíba, praiana e ensolarada, é como aquele pequeno diamante que se destaca em brilho em meio às jóias do Nordeste. Berço de Ariano Suassuna, é uma capital de tranquilidade com grande estrutura receptiva. Nela, o respeito à ecologia e à memória, traduziu-se em um belo centro histórico, em uma orla de prédios baixos e em uma das cidades mais arborizadas do Brasil.

Cercada por algumas das mais belas praias do Nordeste, tem tradições culinárias próprias (não deixe de provar os peixes, as comidas típicas do sertão - à base de carne de sol e bode - e as sobremesas). Na região que marca o início da Rodovia Transamazônica, uma grande atração diária é assistir o pôr-do-sol entre a vegetação da praia do Jacaré, em Cabedelo (Grande João Pessoa). Vários restaurantes em deques sobre a água funcionam por lá.

Os moradores costumam dizer que o dia chega primeiro em João Pessoa, as 6h da manhã o sol já esta alto e a cidade já esta a todo vapor as 9h.
Centro Histórico
O centro histórico de João Pessoa, com seus casarios dos tempos do Brasil-colônia e rico testemunho do barroco.
Farol do Cabo Branco
Local onde se pode avistar o ponto mais oriental das Américas. A Ponta do Seixas é uma das pontas do Brasil. Endereço: Ponta do Cabo Branco. Horário de Funcionamento: 24 horas. Entrada gratuita.
AtraçõesGastronomiaInformações
Pôr do Sol na Praia do Jacaré
Assistir ao pôr do sol entre a vegetação da praia do Jacaré, em Cabedelo. Um espetáculo para os olhos tradicionalmente servido junto com a execução do Bolero de Ravel.
Conde
Localizado ao Sul de João Pessoa, reúne praias de beleza superior. Destaque para Tambaba, a primeira praia oficial de naturismo do Nordeste, onde é proibido entrar de roupa.
Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio
Um dos mais belos e importantes complexos barrocos do Brasil. Construído entre 1589 e 1779.
Mercado de Artesanato
Um ótimo lugar pra encontrar muito do artesanato local e do sertão, a preços acessíveis. Endereço: Avenida Senador Rui Carneiro, 241. Horários de funcionamento: de Segunda a Sábado das 9h às 19h. Domingos e feriados das 9h às 17h.
Gastronomia
A deliciosa culinária de João Pessoa tem os pratos do mar e do sertão. A peixada, o caranguejo e o camarão se revezam com o bode, a carne de sol e a paçoca. Tudo com muita macaxeira e água de côco.
Informações

Clima:
Intertropical, com temperaturas oscilando entre 20ºC e 36ºC.

Acesso:
Por via aérea

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto recebe vôos que partem das principais capitais brasileiras.

Distâncias de João Pessoa:
Natal: 185 km
Recife: 120 km
São Paulo: 2.788 km
Rio de Janeiro: 2.448 km
Salvador: 949 km

Melhores Épocas
A melhor época para visitar a cidade é de Setembro a Fevereiro, é nesta época que as chuvas são menos intensas, o que permite mais horas de sol para se desfrutar das praias da cidade.

Gazeta de Caaporã



Naturismo
Praia de Tambaba vai sediar 
a 5ª edição do Open de Surf Naturista
 


Os praticantes de surf e bodyboard poderão desfrutar nos dias 15 e 16 de setembro do 5º Tambaba Open de Surf Naturista, que será realizado na praia de Tambaba, localizada no município do Conde, litoral Sul da Paraíba. O evento está sendo organizado pela entidade Naturistas Unidos (NU) e tem apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), responsável pela divulgação em meios de comunicação do país.    

A 5ª Edição do Tambaba Open de Surf Naturista vai comemorar os cinco anos do Projeto SurfNU, que tem como proposta difundir o naturismo através do surfe. 

O evento pretende, também, congregar e estimular o desenvolvimento de práticas esportivas naturistas e incentivar a frequência de jovens. 

Os organizadores afirmam que o evento quer despertar a população para uma consciência ecológica e consolidar o naturismo como movimento filosófico que busca a vida ao natural. “Esse esporte representa bem o espírito naturista – liberdade, interação e respeito pela natureza”, explica o coordenador do Projeto SurfNU, Carlos Santiago. Segundo ele, o projeto é o único do gênero no mundo, e será apresentado pela delegação brasileira no 33º Congresso Internacional de Naturismo que acontecerá na Croácia, no mesmo período em que vai ser realizado o 5º Tambaba Open de Surf Naturista.  Competição – Durante o campeonato serão disputadas três categorias: local (sem limite de idade, destinada ao residente ou freqüentador da praia de Tambaba e que esteja devidamente habilitado pela Comissão de Credenciamento Local); Open (categoria aberta e sem limite de idade); e o maior grau de dificuldade (Expression Session) – categoria aberta e sem limite de idade.   Inscrição – Os interessados poderão se inscrever nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 12h, junto à secretaria do campeonato, na Praia de Tambaba. “Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 30,00 por cada categoria, exceto a Expression Session, cuja gratuidade está associada à inscrição em uma das competições do campeonato”, explicou Carlos Santiago.   Premiação – De acordo com a organização da 5ª Edição do Tambaba Open de Surf Naturista, serão premiados os quatro melhores das categorias local e open. A primeira colocação receberá uma prancha, troféu e brinde, enquanto que as demais serão premiadas com troféus e brindes. Já a categoria Expression Session, apenas a manobra de maior grau de dificuldade será premiada com prancha, troféu e brinde.

em 02/09/2012 - Gazeta de Caaporã 
Fonte: paraiba.pb.gov.br


Governador pede ao presidente da TAM 
manutenção de voo noturno no Castro Pinto

O anúncio da retirada de um dos cinco voos da TAM do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, causou surpresa junto ao governo do Estado e nos representantes do trade turístico paraibano. A partir da próxima segunda-feira (06), o voo que chega no aeroporto às 21h50 não será mais operado, segundo a empresa, que não explicou os motivos da medida. O governador Ricardo Coutinho está buscando meios de reverter essa decisão e, na terça-feira (31) encaminhou carta oficial ao presidente da companhia aérea , Marco Antônio Bologna, pedindo a continuidade de operação deste voo.

Na carta encaminhada ao presidente da TAM, o governador informou que 2012 tem sido um “divisor de águas para o turismo paraibano”. Ele afirma que entre embarques e desembarques no aeroporto foram mais de 610 mil passageiros, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Em junho outra excelente notícia foi a movimentação de 24,23% maior que o mesmo período do ano passado”, enfatizou o governador.

Ricardo Coutinho destacou ainda que o aeroporto está entre os três principais do Nordeste em movimentação de passageiros e que é resultado de ações por meio de parcerias do trade paraibano com as principais operadoras de turismo e empresas aéreas do país, a exemplo da TAM Viagens e da própria TAM. “Diante desse quadro animador e positivo, fomos surpreendidos com a informação da suspensão desse vôo noturno, no melhor horário que temos, pois os demais ocorrem durante a madrugada”.

No documento, o governador afirma que o cancelamento do voo trará reflexos negativos para o turismo paraibano. “Não temos a menor dúvida de que a médio prazo teremos uma desaceleração no crescimento do turismo na Paraíba”, advertiu. Ricardo Coutinho pede compreensão do presidente da TAM de que a medida irá reduzir a demanda de voos somente na madrugada, “o que é um tanto desconfortável para turistas, passageiros habituais e até mesmo para a administração aeroportuária. O Castro Pinto terá uma ociosidade injustificável ao longo do dia”, finalizou.

Infraero - A superintendência da Infraero em João Pessoa ainda não recebeu comunicado oficial da TAM Linhas Aéreas sobre a retirada de um dos cinco voos no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. Na terça-feira (31), o superintendente Alexandre Oliveira confirmou que a TAM retiraria o voo que chega de São Paulo às 21h50 - considerado o melhor voo do horário pelos passageiros -, nas ainda não tinha em mãos um documento oficial.

De acordo com o superintendente, será muito difícil a empresa voltar atrás na decisão, caso haja mobilização por parte dos representantes de entidades ligadas ao turismo paraibano. “Já temos casos de reversão, mas é muito difícil porque a aeronave utilizada para esse voo deve estar sendo deslocada para outro destino”, explicou Oliveira. O executivo acredita que até o final da tarde desta quarta-feira deva receber algum comunicado da TAM. A decisão da empresa de retirar o voo passa a valer a partir da próxima segunda-feira. A TAM opera cinco voos no Castro Pinto atualmente.


em 02/09/2012 - Gazeta de Caaporã 
Assessoria PBTur 

Governo quer conhecer perfil do turista com deficiência

O objetivo do estudo é levantar informações que identifiquem as características, comportamentos de consumo e necessidades deste público. O trabalho possibilitará também conhecer a percepção deste segmento em relação à infraestrutura e ao atendimento.

O prazo para a apresentação de propostas para a realização do “Estudo de Demanda do Turista com Deficiência”, está aberto até o dia 10 de setembro no portal da UNESCO (http://apps.unesco.org.br/edital/). A iniciativa faz parte de uma articulação entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) para estimular o desenvolvimento de ações conjuntas que fortaleçam o turismo acessível no Brasil.
O objetivo do estudo é levantar informações que identifiquem as características, comportamentos de consumo e necessidades deste público. O trabalho possibilitará também conhecer a percepção deste segmento em relação à infraestrutura e ao atendimento nos destinos turísticos, além das barreiras para a realização de viagens.
A proposta do MTur e da SDH é disseminar essas informações na cadeia produtiva do turismo e sensibilizar gestores públicos e privados para a adequação dos serviços oferecidos ao turista com deficiência. O projeto vai contribuir também para a adoção de medidas em busca do cumprimento da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, no que se refere à participação dessa população em atividades culturais, recreativas e esportivas.
No âmbito do Ministério do Turismo, são apoiadas iniciativas de acessibilidade urbana, de adaptação de atividades turísticas, de sensibilização e disseminação de informações sobre o tema. Um exemplo é o projeto Turismo Social, cujo objetivo é criar condições de viagens de lazer para pessoas com deficiência, segmentos populares e para grupos em situação de vulnerabilidade ou de exclusão social.


Gazeta de Caaporã
Fonte: MTur

MTur e Sesi juntos contra a exploração sexual

Objetivo é a criação de oportunidades de emprego para jovens e adolescentes vítimas da exploração sexual

Gazeta de Caaporã
31/08/2012
Paulino MenezesMTur e Sesi vão agendar reuniões de trabalho para definir o formato do projeto-piloto do programa ViraVida para o turismoMTur e Sesi vão agendar reuniões de trabalho para definir o formato do projeto-piloto do programa ViraVida para o turis

Brasília (DF) – O ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, traçaram estratégia conjunta de enfrentamento à exploração sexual de jovens e adolescentes. A ideia é oferecer cursos de atividades turísticas, voltados para a população em condição de vulnerabilidade social, criando oportunidades de emprego junto à cadeia produtiva do setor.

“Temos total interesse em formalizar uma parceria com o Sesi para montarmos uma rede do bem”, afirmou Gastão Vieira. As equipes técnicas do MTur e do Sesi vão agendar reuniões de trabalho para definir o formato do projeto-piloto do programa ViraVida para o turismo.
Criado em 2008, o ViraVida, do Sesi, atendeu mais de 2,2 mil jovens entre 16 e 21 anos de idade de todo o Brasil. Atualmente, o programa está em 19 cidades, de 16 estados. Este ano, com a inclusão de Cuiabá (MT), a meta é abranger todas as cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014. O foco são meninos e meninas de famílias de baixa renda, moradores das periferias dos grandes centros urbanos com histórias de vida marcadas por experiências relacionadas ao trabalho doméstico, abuso sexual, gravidez precoce e dependência química.

Os beneficiados fazem cursos técnicos e de educação básica, em tempo integral, com duração média de um ano. Durante este período, eles recebem uma ajuda de custo de R$ 500, dos quais R$ 400 são entregues aos alunos e os outros R$ 100 vão para uma conta bancária. Ao final do curso, o valor é entregue aos estudantes. Todos são atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, médicos e dentistas.
“Por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo, poderemos identificar as atividades que têm maior carência, preparar cursos focados e fazer a ponte com a cadeia produtiva para empregar os alunos treinados”, explicou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. De acordo com os organizadores, cerca de 70% dos alunos que se formam no ViraVida são empregados.

Gazeta de Caaporã
ASCOM

Publicidade

Notícias Recentes